O que significa o laço de quebra-cabeça?



O laço de quebra-cabeça foi adotado em 1999 como um símbolo para a conscientização do autismo. No entanto, esta imagem é uma marca registrada da Autism Society, mas a organização tem permitido que outras instituições ou comunidades usem-na, sem objetivos financeiros, a fim de demonstrar a unidade e conscientizar sobre a síndrome.



O padrão de quebra-cabeça reflete a complexidade do espectro autista, enquanto as diferentes cores e formas representam a diversidade dos indivíduos e famílias que vivem diariamente com este transtorno. As cores vibrantes são para chamar a atenção e criar uma maior sensibilização do autismo.



Até à data, a fita de quebra-cabeça é o símbolo mais antigo e é reconhecido nas comunidades de autismo em todo o mundo; todavia, o significado e o escopo desta variam muito.

  Alguns bottons com a peça de quebra-cabeça ou de laços.



A Autism Society pediu a um grupo de pessoas o que significa para eles o laço; e estes são alguns dos resultados:


  • Não estou sozinho(a).
  • Faço parte do quebra-cabeça da vida.
  • Unidade. Que apesar de que tanto eles quanto nós somos diferentes, trabalhando em conjunto, podemos proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.
  • Serve para gerar respeito e tolerância entre todos.
  • Que o autismo não é bom ou ruim, é simplesmente outro tipo e estilo de vida.
  • Além de sermos diferente, somos úteis e pertencemos a algum lugar.
  • Não estou só e, apesar da condição de autista, sou único.
  • Tenho orgulho de ser autista/Tenho orgulho de conhecer alguém com autismo.


Da mesma forma, a peça de quebra-cabeças é usada em muitas instituições de autismo porque, até o dia de hoje não conhecem 100% as causas desta condição e somente se tem uma pequena percentagem de "mapa" identificado do transtorno; também que não há duas pessoas com autismo que são exatamente iguais. É por isso que a peça representa todo um quebra-cabeça que até agora seguimos montando, procurando [as peças] que faltam.



Por outro lado, há muita gente que não se sente identificada nem com o símbolo de quebra-cabeça nem com a fita.


 “Sou uma pessoa, não um quebra-cabeça."

 Argumentam que uma peça do quebra-cabeça pode significar que você é confuso(a) ou incompleto(a). Se bem que estes símbolos e cores foram criados com significados positivos, com o passar dos anos, muitos têm tomado outras mensagens:


  • Meu filho não está incompleto.
  • A cor azul reflete a tristeza, depressão, desespero; não me agrada.
  • Não me faz sentir esperança, compreendido ou especial. Uma peça de quebra-cabeça faz-me sentir só, perdido e não o sou.
  • Não somos uma peça, não falta nada. Não encaixamos, mas podemos falar por nós mesmos.


Outras instituições, nos Estados Unidos, usam outros símbolos para ilustrar seus logotipos institucionais, para citar alguns:


  • Borboletas
  • Infinitos
  • Fitas com estrelas de arco-íris
  • Hexágonos


Na CLIMA (Clinica Mexicana De Autismo) optamos por escolher a silhueta de uma criança, porque o autismo é um distúrbio que pode ser detectado na mais tenra idade (um ano, ou um ano e meio). Também adotamos a mundialmente aceita cor azul e adicionamos o laranja para torná-la vibrante, para chamar a atenção, gerar curiosidade e, assim, gerar consciência.



Para vocês, o que significa a peça de quebra-cabeça ou fita? Ou o que acha das cores? Não se esqueça de deixar-nos seus comentários, queremos saber a opinião de vocês.


Fonte: CLINICA MEXICANA DE AUTISMO. ¿Qué significa el lazo de rompecabezas? Disponível em https://clinicamexicanadeautismo.wordpress.com/2016/06/29/que-significa-el-lazo-de-rompecabezas/ (acesso em 01 de abril de 2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer teu comentário

- Os comentários não são moderados.

- Somente publique comentários relacionados ao conteúdo do texto ou do blogue.

- Não faças uso de termos preconceituosos e/ou obscenos.

- Os comentários não refletem a opinião do autor.

- Caso perceba qualquer erro (gramática, ortografia, histórico, científico etc), deixe-o registrado nos comentários.

TUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.