O amor autista em «Mozart and the Whale»

Fonte da imagem: Wikipedia
Donald (Josh Hartnett) sofre de autismo de alta funcionalidade [1] e lidera um grupo de ajuda com pessoas com perturbações semelhantes, porque não quer sentir-se sozinho. Isabel (Radha Mitchell) também sofre desta síndrome, sendo incapaz de ouvir tilintares pelo que, numa manhã como outra qualquer, acaba por entrar na vida de Donald através desse grupo de terapia.

A paixão entre ambos nasce de uma forma inevitável, constituindo para uns, os ditos "normais" da sociedade, uma fatalidade, enquanto que para outros, uma autêntica lição de vida e de como ultrapassar os problemas que sempre acontecem numa relação a dois.

Esta história tinha tudo para não passar de um vulgar romance, porém, vai muito para além disto. Inspirado no caso real de Jerry Newport e Mary Meinel, "Mozart and the Whale" consegue aproximar-nos de uma realidade especial sem qualquer tipo de condescendência e sem sentimentalismo. Somos arrastados para o território pessoal de pessoas que, tendo que viver com dificuldades de comunicação, com timidez e inseguranças, com agressividades e descontrolos, condicionados a padrões e rotinas, se esforçam por ser independentes.

Este filme de Peter Naess trabalha um argumento que combina a comédia e o drama de uma forma fluente e conseguida.

Versão legendada:


Versão dublada/dobrada (em português brasileiro):

  

Download da versão dublada/dobrada (em português brasileiro): aqui (formato AVI). Torrent: aqui.


Avaliação deste blogue:


Trata-se de um filme no estilo “comédia dramática romântica”. Apresenta uma linguagem clara e revela um bom trabalho de pesquisa do diretor, dos atores e das atrizes envolvidos no enredo. No filme não são encontradas caricaturas ou estereótipos de pessoas autistas. Chama a atenção a excelente atuação do ator Josh Hartnett como Donald Morton. A decepção cabe ao título do filme no Brasil: “Loucos de Amor”. Mas esse deslize não tira o mérito pela obra e é uma boa fonte para quem quer entender um pouco sobre autismo e o afeto e a sexualidade entre pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). 

***

[1] E corrente na literatura médica atual adotar o termo "Autismo de Alta Funcionalidade". Para efeitos práticos, essa nomenclatura será mantida.

Adaptado de http://www.apsa.org.pt/filmes.php?id=4 (acesso em 31 de outubro de 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer teu comentário

- Os comentários não são moderados.

- Somente publique comentários relacionados ao conteúdo do texto ou do blogue.

- Não faças uso de termos preconceituosos e/ou obscenos.

- Os comentários não refletem a opinião do autor.

- Caso perceba qualquer erro (gramática, ortografia, histórico, científico etc), deixe-o registrado nos comentários.

TUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.